top of page

SOBRE O PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pelo governo federal para estimular o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária. O PET Nacional é subordinado ao Ministério da Educação (MEC). A Universidade Federal de Uberlândia também possui o PET Institucional, criado em 2006, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e regulamentado pela Resolução nº 28/2011 do Conselho de Graduação, de 15 de julho de 2011.

 

O PET é constituído por grupos de alunos organizados a partir das formações em nível de Graduação da UFU, cujas atividades são orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, o Programa é composto por Grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, visando atender mais plenamente às necessidades do próprio Curso de Graduação, ampliando e aprofundando o percurso de sua formação profissional. Espera-se assim, contribuir para a melhoria da qualidade acadêmica dos Cursos de Graduação na UFU.

 

 

O PET Física Médica tem como principal motivação a formação de profissionais com sólida formação técnica e científica na área, capazes de empregar a Física e suas tecnologias em benefício de uma sociedade mais justa e igualitária.  A área de Física Médica caracteriza-se por sua rápida evolução, com novas tecnologias e novas técnicas de diagnóstico e terapia sendo desenvolvidas a todo instante. Desta forma, a atuação do PET permitirá o desenvolvimento de atividades que visam preparar o aluno, para além de sua formação curricular, mas principalmente, para enfrentar os desafios de uma área em plena expansão, em consonância com uma sociedade também em transformação.

 

OBJETIVOS DO PET FÍSICA MÉDICA

 

Objetivo Geral:

 

Desenvolver e implementar ações que promovam uma ampla formação dos estudantes, primando pela excelência profissional, científica e humanística, sob a tríade ensino-pesquisa-extensão, estimulando a formação científica e cidadã, e que permita ao grupo estender o impacto dessas ações como forma de melhoria da qualidade do curso de Física Médica.

 

Objetivos específicos:

 

  1. Planejar e executar atividades que contribuam para a formação profissional, científica, técnica e humanística dos integrantes, bem como o desenvolvimento da atuação profissional pautada pela cidadania;

  2. Promover a pluralidade de idéias, a fim de estimular a formação de um profissional crítico e atuante;

  3. Estimular a capacidade de trabalho em grupo, por meio de ações coletivas

  4. Estimular a integração entre docentes e alunos, e fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

  5. Idealizar e executar ações que objetivem estender o conhecimento produzido no curso à comunidade externa à Universidade, promovendo a disseminação e socialização do conhecimento;

bottom of page